"O futebol não é uma questão de vida ou de morte. É muito mais importante que isso..."

sexta-feira, 16 de abril de 2010

A POLÊMICA DA TAÇA DAS BOLINHAS


Tudo começa em 1987 no campeonato brasileiro, uma verdadeira troca de farpas entre Sport Recife e Flamengo.
É uma verdadeira guerra de rubro-negros, que já completa mais de 20 anos. De acordo com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que foi obrigada pela Justiça federal a reconhecer o Sport como campeão, o título é do Sport.
Na época não haveria campeonato brasileiro então o "Clube dos 13" organizaram seu campeonato chamando de Copa União, com times que pertenciam ao grupo, mas a CBF voltou atras e organizou uma formula onde teriam outros times e chamou de modulo amarelo.
O time do Recife conquistou o módulo amarelo, que reunia equipes como o Guarani, vice-campeão brasileiro de 86, Vitória-BA, Atlético-PR, Portuguesa-SP, Bangu-RJ e outros não que aceitavam ficar de fora do Módulo Verde e por isso a proposta do Conselho foi aprovada por todos os clubes. Para o Flamengo, que conquistou o módulo verde, que reuniu os fundadores do Clube dos Treze, o título é dele.
O regulamento do Brasileirão de 87 previa o cruzamento dos campeões dos módulos verde e amarelo. Durante a competição, os clubes que disputavam o módulo verde, entre eles o São Paulo, decidiram não disputar o cruzamento. Com isso, Sport e Guarani, os dois primeiros do módulo amarelo, decidiram o título, vencido pelo rubro-negro pernambucano, e, posteriormente, representaram o Brasil na Copa Libertadores da América de 1988.
Como a decisão judicial transitou em julgado, não cabe mais recurso. "Nem que o Lula (presidente) quisesse, que o Congresso quisesse, que a CBF quisesse, ninguém pode (reconhecer o Flamengo campeão de 87). É impossível. Encerrou o assunto", afirma Lacerda, que hoje é vice de futebol do Sport Clube Recife.
O fato é que a a CBF reconhece o time pernambucano como campeão brasileiro de 1987, e não o Flamengo, que venceu o Módulo Verde (Copa União) naquele ano.
Ao time que fosse 5 vezes campeão brasileiro seria dada a taça das bolinhas, mas agora a polêmica taça das bolinhas será entregue para o São Paulo e não para o Flamengo. Nesta quarta-feira, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu em assembleia geral que o troféu que seria dado ao primeiro clube pentacampeão brasileiro irá para o Morumbi.
Assim, a entidade reconhece o Sport como o campeão brasileiro de 1987 e o São Paulo como o primeiro pentacampeão nacional graças ao título conquistado em 2007.

Os Boleiros FC tem a seguinte opinião:
A verdade é que foi um campeonato super complicado, mas a imprensa, até o inicio do brasileiro de 2007, não considerava em hipotese nenhuma, o Sport como campeão legitimado pela CBF, hoje já se fala em divisão do titulo entre Sport e Flamengo.
Outro absurdo é que estão dizendo que o modulo amarelo representava a segunda divisão, o que é um absurdo, pois como pode o Guarani vice campeão brasileiro de 1986 ter sido rebaixado em 1987? O America carioca, que foi o 3° em 1986? - Depois dessa copa união começou a decadencia e fracasso desse clube, pois o "Pai de todos os Américas" ou "Ameriquinha", revoltado por não participar da Copa União, não quis disputar o campeonato do modulo amarelo, o que lhe levou a 3ª divisão, criada após esse "conflito", para o ano de 1988.
Não se pode esquecer também, que a Copa União de 1987 ou Modulo Verde, foi disputada pelos maiores clubes da época - e que, se o Flamengo busca o reconhecimento do titulo, este talvez seja o seu maior trunfo.
Acho que no final das contas deveriam dar a honra do titulo brasileiro também ao Flamengo, por ter ganho a Copa União (modulo verde) o mesmo peso do campeonato brasileiro.
Mas não o direto de receber a Taça das Bolinhas. Até porque Copa União não era da CBF e sim do "Clube dos 13". Da mesma forma que o Santos, Palmeiras, Fluminense e outros deveriam receber o mesmo titulo de Campeões Brasileiro, já que de 1960 a 1970 disputaram a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa (Robertão) e ganharam, aqueles titulos eram considerados titulos de campeões brasileiros e realizados pela antiga CBD, afinal eram através deles que se indicava o time pra representar o Brasil na Libertadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário