"O futebol não é uma questão de vida ou de morte. É muito mais importante que isso..."

sábado, 3 de abril de 2010

FUTEBOL BONITO X FUTEBOL DE RESULTADO

Um dos assuntos mais discutidos no futebol desde os primórdios até os dias de hoje é a diferença do futebol bonito e o futebol de resultados. Temos diversos exemplos de times que foram considerados geniais, com um futebol vistoso, mas que não ganharam títulos expressivos e outros que, mesmo com um futebol bastante burocrático, conseguiram títulos importantes e entraram para a história.
Um exemplo de time com futebol espetacular é a Seleção Brasileira de 82, com um elenco recheado de craques sendo conduzidos pelo Mestre Telê Santana. Essa seleção até hoje é por muitos estudiosos, jornalistas e espectadores que viveram o futebol dessa época, considerado o melhor time de todos os tempos.

Diferentemente do time de 82, o Brasil foi Tetra Campeão Mundial com um time que é criticado e considerado de futebol burocrático, lento, sem criatividade, etc. Não deixa de ser verdade, contudo a eficiência mostrada por aquela equipe, que era dirigida por Carlos Alberto Parreira, com o Dunga como capitão e felizmente com uma dupla de ataque com dois gênios, Bebeto e Romário, acabou por ganhar uma Copa, sem muito brilho, mas ganhou. A grande pergunta que todos fazem e que sempre gera discussão: É possível um time de futebol jogar bonito e ainda assim obter resultados positivos?

Os Boleiros FC tem certeza que sim. Temos exemplos diversos de times que jogaram bonito e tiveram títulos importantes. Um exemplo, já que estamos falando de Seleções Brasileiras, é o time de 70, com seus craques e com um futebol que encheu os olhos e acabou ganhando uma Copa.

Em um passado mais recente, tivemos o time do Palmeiras de 96, dando espetáculo e ganhando os campeonatos, o Corinthians de 98 a 2000, que também jogava bonito e ganhou diversos títulos e mais recente ainda o time do Santos atual, com Robinho, Neymar, Ganso e Cia, que ainda não ganharam nada, mas estão no caminho certo.

Não podemos esquecer do maravilhoso Barcelona de 2008-2009 de Messi, Xavi e Iniesta, estes acompanhados de Henry, Eto'o, Daniel Alves, Piquet, Puyol, Toure, Abidal e Valdez.
Futebol bonito e futebol de resultados juntos é possível? Que tal 6 títulos disputados e 6 títulos conquistados? Aproveitamento de 100%.


Este time é a melhor versão recente de beleza e títulos!!!
A pergunta que fica: O que é melhor? Jogar um futebol bonito ou ganhar? Qual vai ser lembrado? Talvez os dois..

Um comentário:

  1. Eu penso diferente. O futebol, como qualquer outro esporte, funciona da seguinte forma: alguém precisa perder para que alguém possa ganhar. Portanto, o objetivo final de uma competição é ser campeão, e a maneira, ou melhor dizendo, a estratégia utilizada para alcançar a vitória, varia de equipe para equipe. Jogar bonito e não obter resultado é igual à comprar um terno de casamento e faltar no dia. A Holanda de 1974 nunca será esquecida, mas só a Alemanha levantou o troféu naquele ano.

    ResponderExcluir