"O futebol não é uma questão de vida ou de morte. É muito mais importante que isso..."

quinta-feira, 1 de abril de 2010

MELHORES JOGADORES DA HISTORIA DO FUTEBOL

A polemica sempre aparece na hora de selecionar os melhores em um determinado assunto, em tratando-se de futebol fica mais complicado quando temos que fazer uma seleção de melhores, e colocá-los em um ranking. É claro que nenhum jogador na historia foi idêntico a outro e tambem sabemos que muitos foram bons mas não tiveram oportunidades de mostrar suas obras de arte pelos campos do mundo afora, tanto por pararem cedo demais como também por azar de contusões e por pertencerem a times de pouca qualidade.
Tratando o futebol como linha histórica podemos citar os primórdios do futebol, aqui no Brasil com Friedenrich (el tigre), Charles Miller, Preguinho (o primeiro a marcar um gol com a camisa do Brasil). Mas a partir de 1930 com a primeira copa do mundo sendo realizada no Uruguai, o futebol começou a se tornar "globalizado", logicamente no sentido de você conhecer outros jogadores, outras seleções e outros clubes de futebol, como foi o caso de Andrade do Uruguai.

Mas creio que o primeiro grande craque a despontar para o mundo foi Sindelar, austriaco de nascimento e filho de mãe judia morreu aos 35 anos assassinado sem disputar uma Copa do Mundo. Depois deste tivemos Leonidas (Diamante Negro), Di Stefano, Zizinho, Ghiggia, Schiaffino e Puskas.
Muitos, na sua ignorância de não terem opiniões formadas dizem "não vi jogar não posso dizer se eram bons", mas é lógico que podemos, e mais do que nunca com toda a tecnologia de videos e imagens, conseguimos assistir compactos inteiros de jogos realizados na decada de 40 e 50. Falo por mim, quando vi, pela primeira vez Eusébio jogando num VT de Santos x Benfica, jogo realizado em Nova York pela final do mundial de 1962, aquele futebol me encantou, todos eles jogavam demais.

O rol dos imortais do Futebol já esta bem cheio, Maradona, Beckenbauer, Zico, Platini, Zidane, Ronaldo, Romário, Di Stefano, Van Basten, Puskas, Eusébio, Bob Charlton, Baggio, Cruyff, Platini, Matheüs, Rijkaard, Gullit, Breitner e Garrincha.

Mas e Pelé? Acham que me esqueci dele? Jamais!!! Este estava acima de todos. Pelé, assim como outros gênios, foi escolhido e tocado por Deus para receber o dom de jogar futebol, digo o dom e não o talento, porque talento foram o outros que tiveram.
Enfim todos estes que estarei relacionando aqui foram gênios da arte do futebol, apenas coloquei cada um numa ordem de acordo com a minha opinião.
Não precisamos apenas de estatisticas, numeros de titulos ou opiniões de pessoas que viram. Precisamos sim ter tudo isso, mas de nada adiantará ter informações se não tivermos humildade e bom senso de reconhecer que estes realmente foram os melhores jogadores da historia do futebol.


1-Pelé

2-Maradona

3-Garrincha

4-Di Stéfano

5-Cruiff

6-Beckenbauer

7-Romário

8-Puskas

9-Zico

10-Eusébio

11-Platini

12-Zidane

13-Ronaldo

14-Klismann

15-Georg Best

16-Falcão

17-Bob Charlton

18-Matthaus

19-Raijkaard

20-Van Basten

3 comentários:

  1. Não concordo com um nome no meio desses nomes.... Acredito que o Klismann foi muito bom jogador, mas não a ponto de estar entre os 20 melhores da história.
    Tivemos outros craques que jogaram um futebol muito mais vistoso como:
    Roberto Baggio
    Rivaldo
    Irmãos Laudrup, com foco em Michael.
    Boniek
    entre outros...

    ResponderExcluir