"O futebol não é uma questão de vida ou de morte. É muito mais importante que isso..."

segunda-feira, 5 de abril de 2010

CAMPEONATOS ESTADUAIS VALEM A PENA?

Os campeonatos estaduais foram, por muito tempo, especiais, charmosos e importantes para os clubes brasileiros, que tinham nesses campeonatos grande apelo.
Ultimamente o que acontece é o uso desses campeonatos como laboratório, período no qual os clubes estão se preparando para os campeonatos considerados mais importantes, como a Copa do Brasil, Libertadores, ou até, montando um time já para o Campeonato Brasileiro.
Outro aspecto que tem diminuido a importância dos campeonatos estaduais é a falta de competitividade dos clubes menores com os ditos grandes. Salvo exceções, como acontece nesse ano no campeonato Paulista, os grandes têm um domínio enorme.
A falta de organização das federações, a falta de critério nos mandos de jogo, times sem um local pré-determinado para mandar os jogos, acaba colocando as competições em xeque.
É inaceitável que um time que esteja disputando uma classificação jogue contra um time fora de casa em um estádio e com condições diferentes do que todos os outros clubes que também estão na disputa.
Será que esses campeonatos ainda tem espaço no calendário? Será que os times são beneficiados ou atrapalhados por esse tipo de competição?
O calendário merece uma revisão e uma atenção especial dos nossos dirigentes.

Um comentário:

  1. Concordo com tudo o que foi dito, mas acho que não podemos desvalorizar o que foi e representaram durante muitos e muitos anos os Estaduais. Afinal são 26 titulos do Corinthians, 22 do Palmeiras e São Paulo cada e 17 do Santos, fora outros times como Paulistano com 11, Germania, Portuguesa, São Bento e outros.
    O risco de pensarmos em não ter mais esses campeonatos ou reestruturalos é o que pode acontecer como ocorreu com a Taça de Prata e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o Robertão, esses eram os campeonatos brasileiros da decada de 50 e 60, de onde saiam os representantes brasileiros para a Libertadores, só o Santos e o Palmeiras tem 4 titulos desses cada, que eram considerados Campeões Brasileiros, mas hoje com o novo formato de 1971, foram tirados sua importancia.
    Será que um dia a Libertadores irá continuar sendo valorizada como é hoje? Cuidado São Paulinos porque daqui 50 anos ser tri-campeão da América pode não valer mais nada.

    ResponderExcluir