"O futebol não é uma questão de vida ou de morte. É muito mais importante que isso..."

sexta-feira, 28 de maio de 2010

PLATINI - "PLATOCHÉ"


Três vezes melhor jogador europeu dos anos de 1983/84/85. Provavelmente o melhor jogador de futebol Francês, de acordo com os proprios franceses que o elegeram como jogador numero 1 da França, Michel Platini levou a França a duas semi-finais da Copa do Mundo e para o título durante do Campeonato Europeu de 1984.
Na Juventus venceu em 1985 do Campeonato Europeu. Platini foi o arquétipo do numero 10, que orquestrou os ataques, teve sua cota de gols, e foi também um mestre nos tiros livres, uma habilidade que ele aperfeiçoou usando um linha de bonecos durante os treinos (foi ele quem começou a usar placas nos treinos).
Platini cresceu em Joeuf, uma pequena cidade no nordeste da França. Filho de um treinador de futebol, jogou a sua primeira partida oficial com a idade de nove anos. Platini tem o seu início em Nancy, fazendo sua estreia com a idade de dezessete anos, e estabelecendo-se com uma forma regular nas épocas que se seguiram. Platini, ajudou o clube a conquistar a Copa da França em 1978, marcando o gol da vitória na final contra o Nice, antes de passar a Saint Etienne.
A essa altura já tinha se tornado evidente para o mundo do futebol que, duas décadas depois do auge de Raymond Kopa e antes de Just Fontaine, a França tinha sido finalmente capaz de produzir um outro jogador de classe mundial. Fazendo sua estreia internacional em 1976, ajudou a França a classificar-se para a Copa do Mundo pela primeira vez desde 1958. A equipe não conseguiu ir além da primeira ronda durante a Copa do Mundo de 1978, e por pouco ficou de fora da qualificação para o Campeonato Europeu de 1980, mas a reputação da Copa do Mundo 1982 Platini teve a estrela em ascensão no futebol europeu. Com dois gols e duas assistências, o capitão francês fez uma contribuição significativa para Les Bleus atingindo as meias-finais. França caiu numa disputa de penaltis contra a Alemanha Ocidental, depois de um jogo que é lembrado como um dos melhores jogos de todas as Copas do Mundo.
A passagem para a Juventus no Verão de 1982 foi um regresso a casa das sortes para os descendentes de imigrantes italianos, mas a maioria foi uma oportunidade de realizar um palco maior do que o Campeonato Francês. Na Juventus, Platini iria ganhar uma série de troféus começando com a Copa da Itália em 1983 e, a European Cup Winners Cup, Supercopa da Europa e o Campeonato Italiano em 1984.
Em 1986 no México, o melhor jogador europeu da década de oitenta viu-se ofuscado por Diego Maradona, que usou o torneio para sublinhar o seu estatuto de melhor jogador da sua geração e na opinião dos boleiros o 2º melhor da historia.
Após sua aposentadoria como jogador, ele foi tecnico da França por quatro anos. Mas, embora a equipe tenha conseguido 19 jogos sem perder. Platini deixou o cargo após a eliminação da França na primeira fase, durante o Euro 1992. Desde então ele tem sido ativo como dirigente desportivo e ocupou diversas funções. Em 2007, Platini foi eleito presidente da UEFA.

5 comentários:

  1. CHUPA PLATINI!!! PRA CIMA DELE ZIZU!!! HAHAHAHAHA

    ResponderExcluir
  2. Ahhhh...
    Platoché o caramba
    Maradona era o melhor !!!

    ResponderExcluir
  3. JOSÉ MARTINS, NO FINAL DO TEXTO TEM ESTE PARÁGRAFO AQUI QUE CONCORDA 100% COM VOCÊ HEHEHEHE

    Em 1986 no México, o melhor jogador europeu da década de oitenta viu-se ofuscado por Diego Maradona, que usou o torneio para sublinhar o seu estatuto de melhor jogador da sua geração e na opinião dos boleiros o 2º melhor da historia.

    ABRAÇO E CONTINUE NOS VISITANDO

    ResponderExcluir
  4. e isso e verdade temos varias geraçoes mais cada dia vai se renovando
    uma hora e pelé outra e ronaldo e outra e gaucho e assim vai

    ResponderExcluir
  5. Projeto gol, seu comentário foi MUITO confuso.

    ResponderExcluir