"O futebol não é uma questão de vida ou de morte. É muito mais importante que isso..."

quarta-feira, 26 de maio de 2010

COPA 2014 - DESAFIOS


A Copa 2010 na África do Sul ainda nem começou e um dos assuntos mais falados na mídia esportiva é a Copa 2014, que será realizada no Brasil.
O atraso das obras, a dificuldade em conseguir a verba necessária para os investimentos na modernização dos precários estádios brasileiros, na infraestrutura (transporte, saúde, aeroportos, turismo, etc), preocupa o comitê organizador da Fifa, que já levanta dúvidas da capacidade do Brasil em organizar um evento desse tamanho.

Não há dúvida que o Brasil é capaz sim de organizar eventos dessa magnitude com competência e excelência, mas infelizmente o país ainda esbarra em situações políticas, em interesses de terceiros para cada ação que é pensada.


Estádios e Infraestrutura

Os estádios que foram selecionados para receberem os jogos da Copa necessitam de um intenso investimento, tanto na estrutura do estádio em si, quanto (ou até superior) nos arredores. Não há no Brasil um estádio que suporte um jogo de Copa, não há um que tenha meios de transportes fáceis e disponíveis.

Os estádios brasileiros estão em PÉSSIMAS condições:
Banheiros















Comercialização

Outro ponto importante para o sucesso do evento é a forma de comercialização dos jogos, dos ingressos, de tudo o que envolve um jogo de futebol.

Deve se aproveitar esse investimento para diminuir (porque não será possível acabar) a venda de produtos piratas, para profissionalizar a venda dos ingressos, dando condições adequadas aos torcedores, para que os mesmo não sejam tratados como "gado".



O atendimento dentro do estádio, com lugares marcados e a garantia de que você sentará no lugar comprado.
A polícia com atendimento cordial (isso é possível?), informando com educação às perguntas.
Pessoas treinadas para lidar com um público heterogêneo.

O Brasil tem uma oportunidade única de desenvolvimento em todos os âmbitos, aproveitando o apelo esportivo dos dois maiores eventos no período de dois anos (Copa e Jogos Olímpicos). A hora é agora de aproveitar a atenção do mundo, o investimento, esse espírito qué é criado na população, para se tornar um país forte, um país esruturado.
A Copa 2014 tem tudo para ser um marco na história do país, não pelo esporte, mas pelo desenvolvimento que pode trazer. Agora é esperar e torcer para que nossos governantes, dirigentes, etc., também tenham a capacidade de enxergar isso e tenham uma gestão séria e transparente.
Que dessa vez o país se beneficie com os jogos em todos os aspectos e não apenas gaste para fazer um evento vistoso e não traga benefícios aos brasileiros!

É a torcida dos Boleiros FC.

Veremos!

Um comentário:

  1. Acho que os banheiros estão em boas condições! Qual o problema deles? Queria cabines privativas? Em estádio ninguém liga pra isso não

    ResponderExcluir