"O futebol não é uma questão de vida ou de morte. É muito mais importante que isso..."

quinta-feira, 24 de maio de 2012

O CORINTHIANS E A LIBERTADORES

Os Boleiros FC resolveu aproveitar este momento de euforia corinthiana, e com razão, para trazer alguns fatos sobre o atual fanatismo.

O Corinthians sempre foi o "time do povo", mas pelo fato de ter em sua torcida, a massa, pessoas que estavam inseridas nas classes C, D e E, mas isso começou a mudar de uns 10 anos pra cá. Hoje muita gente das classes A e B fazem parte desta torcida, que vem crescendo exponencialmente.

Outro fato interessante era o dito corinthiano que durou muitos anos. "Corinthiano, maloqueiro e sofredor." Este dito já perdeu grande parte de seu uso e de seu sentido também. Hoje o que virou o dito é o Corinthians, minha, vida, minha história, meu amor".

Acho bacana retornar uns anos e ver como tudo isso começou a mudar.

Em 2005 o Corinthians ganhou o Brasileirão do famoso caso dos resultados Edilson Pereira de Carvalho. Este título é contestado em todas as rodas de conversas, mas o que importa é que a taça está no Parque São Jorge e o título pertence ao Corinthians.

Neste período, sua torcida era apaixonada, mas não se compara ao que é hoje.

Esta mudança começou em 2007 com a presidência de Andrés Sanchez, maso fato mais importante ocorreu precisamente em 2 de Dezembro de 2007. Foi o dia do rebaixamento do Corinthians. Foi complicado com a torcida, que tinha o hábito de transformar sua paixão em fúria, pois existe uma relação de ódio e amor incrível entre torcedores e seu clube.

Este rebaixamento gerou uma mudança de postura da torcida Gaviões da Fiel que conseguiu que toda a torcida participasse disso. Eles criaram novas músicas, conseguiram fazer que o ódio voltasse a ser amor.

Aliado a esta mudança de postura da torcida, o Departamento de Marketing, que era uma bagunça, foi assumido por uma equipe de profissionais da área e que são corinthianos roxos. Liderados por Paulo Rosemberg, o departamento de marketing trabalhou muito e conseguiu causar uma transformação em sua torcida, na atenção dada pela mídia e conseguiu projetar o clube internacionalmente ao efetuar uma contratação ousada e precisa. Ronaldo.

Este personagem, foi o diferencial final para a transformação do Corinthians. Valorizou a marca, conseguiu ótimos patrocínios, ótima exposição, lotar estádios e ganhar títulos.

A imagem que hoje existe de ANTIS é na verdade uma situação que ocorre com todos os grandes times, mas até nisso o Corinthians conseguiu se transformar em "campeão". O fato é que o Palmeiras já não causa problemas, o São Paulo passou a ser um time odiado por algumas atitudes de sua diretoria e pela arrogancia da mesma e o Santos hoje é time sensação. Sempre que algum deles jogar, os outros 3 irão tocer contra. A diferença está na proporção em que isso está sendo feito.

JOGO DE ONTEM

O Corinthiano ontem quase pagou caro pela arrogancia ao afirmar que seria fácil contra o Vasco. O Vasco teve desempenho elogiável e não ganhou por uma decisão errada de Diego Souza, que hoje é o que mais é falado, tamanha a facilidade do lance e as opções para finalizar.

O Goleiro Cássio é uma jóia que o time deixou no banco por alguma razão desconhecida, pois é um ótimo goleiro. Tem salvado e ontem salvou novamente com a defesa dificil no lance referido.

Mas quem tem sido O CARA neste time é o nome do jogo de ontem, pelo gol e pela atuação. PAULINHO!!!

Este já merece uma vaga na seleção e não sei se o Corinthians conseguirá segura-lo por mais alguns meses. Imagino que já nesta janela de transferências, muitas ofertas chegarão, mas tudo vai depender se o tão esperado título chegar ou não.

O jogo foi amarrado e tenso, mas no fim a parte do antigo dito se justificou: SOFREDOR, porque ontem foi sofrido, mas merecido, por ter buscado mais o jogo.

Agora é esperar o que vem de Santos e Velez que jogam hoje a noite.

3 comentários:

  1. Palmeirense Verde!!!24 de maio de 2012 às 13:01

    Concordo com tudo o que foi dito, mas acho que as outras torcidas não deveriam nem mais torcer contra o curintians, o negocio é não dar mais ibope, não falar mais a respeito, deixar esse time do curintia cair de novo no esquecimento.
    Eles foram muito inteligentes, "falem mal mas falem de mim", o pior é que nós de outras torcidas caimos nessa...ignorar é melhor do que falar mal ou torcer contra, eu não odeio o curintia, aliás nem sei o que é isso...é comida?

    ResponderExcluir
  2. Esse texto do Corinthians ficou interessante, contando sobre a mudança de postura do time após o rebaixamento... a postura da torcida que com certeza foi muito importante e claro que a gestão do Andrés e do Rosemberg, junto com a contratação do Ronalducho, levaram ao sucesso de atual do time.




    Parabéns pelo texto

    ResponderExcluir
  3. Gustavo Criscuolo - Trevisan24 de maio de 2012 às 21:29

    Ótimo texto

    Só uma ressalva. Pelo que eu sei o "Homem" do marketing corinthiano, o Paulo Rosemberg, não é corinthiano roxo, e sim são paulino.

    O que prova que não é necessário ser torcedor do clube para fazer um ótimo trabalho, basta apenas ser um bom profissional.

    ResponderExcluir