"O futebol não é uma questão de vida ou de morte. É muito mais importante que isso..."

quinta-feira, 24 de maio de 2012

O CORINTHIANS E A LIBERTADORES

Os Boleiros FC resolveu aproveitar este momento de euforia corinthiana, e com razão, para trazer alguns fatos sobre o atual fanatismo.

O Corinthians sempre foi o "time do povo", mas pelo fato de ter em sua torcida, a massa, pessoas que estavam inseridas nas classes C, D e E, mas isso começou a mudar de uns 10 anos pra cá. Hoje muita gente das classes A e B fazem parte desta torcida, que vem crescendo exponencialmente.

Outro fato interessante era o dito corinthiano que durou muitos anos. "Corinthiano, maloqueiro e sofredor." Este dito já perdeu grande parte de seu uso e de seu sentido também. Hoje o que virou o dito é o Corinthians, minha, vida, minha história, meu amor".

Acho bacana retornar uns anos e ver como tudo isso começou a mudar.

Em 2005 o Corinthians ganhou o Brasileirão do famoso caso dos resultados Edilson Pereira de Carvalho. Este título é contestado em todas as rodas de conversas, mas o que importa é que a taça está no Parque São Jorge e o título pertence ao Corinthians.

Neste período, sua torcida era apaixonada, mas não se compara ao que é hoje.

Esta mudança começou em 2007 com a presidência de Andrés Sanchez, maso fato mais importante ocorreu precisamente em 2 de Dezembro de 2007. Foi o dia do rebaixamento do Corinthians. Foi complicado com a torcida, que tinha o hábito de transformar sua paixão em fúria, pois existe uma relação de ódio e amor incrível entre torcedores e seu clube.

Este rebaixamento gerou uma mudança de postura da torcida Gaviões da Fiel que conseguiu que toda a torcida participasse disso. Eles criaram novas músicas, conseguiram fazer que o ódio voltasse a ser amor.

Aliado a esta mudança de postura da torcida, o Departamento de Marketing, que era uma bagunça, foi assumido por uma equipe de profissionais da área e que são corinthianos roxos. Liderados por Paulo Rosemberg, o departamento de marketing trabalhou muito e conseguiu causar uma transformação em sua torcida, na atenção dada pela mídia e conseguiu projetar o clube internacionalmente ao efetuar uma contratação ousada e precisa. Ronaldo.

Este personagem, foi o diferencial final para a transformação do Corinthians. Valorizou a marca, conseguiu ótimos patrocínios, ótima exposição, lotar estádios e ganhar títulos.

A imagem que hoje existe de ANTIS é na verdade uma situação que ocorre com todos os grandes times, mas até nisso o Corinthians conseguiu se transformar em "campeão". O fato é que o Palmeiras já não causa problemas, o São Paulo passou a ser um time odiado por algumas atitudes de sua diretoria e pela arrogancia da mesma e o Santos hoje é time sensação. Sempre que algum deles jogar, os outros 3 irão tocer contra. A diferença está na proporção em que isso está sendo feito.

JOGO DE ONTEM

O Corinthiano ontem quase pagou caro pela arrogancia ao afirmar que seria fácil contra o Vasco. O Vasco teve desempenho elogiável e não ganhou por uma decisão errada de Diego Souza, que hoje é o que mais é falado, tamanha a facilidade do lance e as opções para finalizar.

O Goleiro Cássio é uma jóia que o time deixou no banco por alguma razão desconhecida, pois é um ótimo goleiro. Tem salvado e ontem salvou novamente com a defesa dificil no lance referido.

Mas quem tem sido O CARA neste time é o nome do jogo de ontem, pelo gol e pela atuação. PAULINHO!!!

Este já merece uma vaga na seleção e não sei se o Corinthians conseguirá segura-lo por mais alguns meses. Imagino que já nesta janela de transferências, muitas ofertas chegarão, mas tudo vai depender se o tão esperado título chegar ou não.

O jogo foi amarrado e tenso, mas no fim a parte do antigo dito se justificou: SOFREDOR, porque ontem foi sofrido, mas merecido, por ter buscado mais o jogo.

Agora é esperar o que vem de Santos e Velez que jogam hoje a noite.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

COMEÇOU!!!

Foi dada a largada para o campeonato mais dificil e disputado do mundo. O único campeonato que começa com pelo menos 6 favoritos, sendo que existem 12 grandes clubes envolvidos mais 8 clubes medianos que se preparam para esta disputa.

Nosso foco aqui no blog são os 4 grandes de São Paulo, mas sempre traremos novidades e comentários sobre o campeonato.

A primeira rodada foi cruel com os paulistas, mas com certeza o prejuízo maior é o do São Paulo, que mostrou a já conhecida vulnerabilidade defensiva que vem sendo uma marca deste time. Instável e desequilibrado.

O Corinthians se propos a jogar com um time reserva, teve boas atuações de alguns reservas, mas outros decepcionaram, como o lateral Ramon e o meia Douglas, que parece ter fechado com o Corinthians apenas para "pilotar" a churrasqueira, pois com aquela pança fica complicado.

O Palmeiras, continua mostrando seus problemas extra-campo dentro de campo. Esta agremiação precisa urgentemente de profissionalização de alguns setores, pois está muito atrasada em relação aos demais. Um time sem diretor de marketing, com uma assessoria de imprensa fraca e uma diretoria confusa, apenas ajuda o time mediano que tem a desempenhar o mesmo papel mediano dos ultimos 12 anos.

O Santos conseguiu um empate contra o fraco Bahia, mas utilizando uma equipe reserva também.
Agora irão perder o Ganso por pelo menos duas semanas para realizar uma cirurgia de limpeza em seu joelho, para retirar residuos de cirurgia anterior. Este é um desfalque importante, ainda mais porque o Ibson, retornou ao lar.

Hoje, teremos a decisão de mais uma etapa importante pro trio de ferro. Cada um na sua competição. Os 3 estão bem encaminhados. O São Paulo está com a situação mais confortável, enquanto o Corinthians está sobre uma pressão enorme, pois não é apenas uma fase eliminatória de Libertadores, é mais um passo para conseguir o tão sonhado título que lhes falta.

Os Boleiros FC apostam hoje que os 3 se classificam e apontam o Corinthians como um dos 3 favoritos ao título da Libertadores e o São Paulo, junto com o Grêmio os favoritos à Copa do Brasil.